Lembro do primeiro episódio de Dance Moms quando eu ainda estava
nos EUA.
Era o dia 13 de julho de 2011, e todos os meus amigos no meu
estúdio de dança estavam muito ansiosos para ver o novo espetáculo de dança.
Nessa época, a dança não era tão importante nos meios de
comunicação, como o é hoje em dia, e tinha curiosidade em conhecer o mundo da
dança competitiva porque nunca antes tinha sido uma bailarina de competição.
À primeira vista, eram as mães que queriam que seus filhos
tivessem tanto sucesso no mundo da dança, que gastavam muito dinheiro em
estúdio, e seus filhos ganhavam uma tiara em um concurso de dança.
Lembro do primeiro episódio, quando Paula não pôde lidar com
sua filha, Mary, que queria deixar os testes em breve, porque não se sentia
bem.
Lembro-me da primeira luta de Vichy com a filha de sua
prima, porque não queria tirar as manicures suas filhas, antes de entrarem no
palco durante uma competição de dança.
Lembro-me dos primeiros resultados da equipe "Party",
onde as meninas mostraram a sua indignação e atitude no palco e receberam o
primeiro lugar na competição.
Assim como milhões de pessoas em todo o mundo, que me
fascinou esta atuação; eu gostei de como as meninas e suas mães, sacrificam
suas vidas e trabalham duro para tornar realidade os seus sonhos.
Eu gostei do entusiasmado que estavam as meninas, quando
tinham o único, o belas que estavam no palco e menos felizes que estavam de
ganhar, semana após semana.
Como mãe de bailarina também senti dor como se Clara gostasse
de ter outro hobby, mas eu não tinha opção, porque ela sempre tinha algo para
dançar, quando Clara saiu do palco chorando porque se esqueceu a sua coreografia
e quando Chloe teve que refazer a mesma música que um de seus rivais.
O problema com as mães das bailarinas é que o abuso mental
no mundo da dança se normaliza.
É uma acusação extrema? Sim, claro. Mas não há nada de
incomum nos EUA.
Desde o primeiro dia do campeonato eu vi as meninas (Clara
que tinha 8 anos e Chloe com 10) uma contra a outra em uma pirâmide de golpes
principais, em que as meninas foram julgadas por suas habilidades de dança.
A pirâmide não é onde acabam os cruéis bobagens. Por exemplo
a Paula, que comentei anteriormente, tem feito todo o possível, a partir de
introduzir uma vaga para até substituir constantemente as meninas por outras de
meia-idade.
A princípio, os fãs gostaram de evitar a loucura dos
instrutores do campeonato, porque no final nós sabíamos que estava preocupado
com os interesses dos bailarinos.
Quando ela estava pensando em parar de dançar, e o “instrutor”
disse que um dia poderia ser um foguete se continuava a praticar e quando ele
coreografou um pas de deux para Paula para celebrar a sua avó morta.
Não parecia um abuso emocional, mas ainda assim olhei... e
eu escutei o que as pessoas diziam.
Uma das notícias mais chocantes é a de a filha da Paula, que
admite que a verdadeira razão por que deixou a banda e mostrou foi que a sua
professora de dança, foi assassinada por causa de uma doença em que um olho não
se abriu tanto como o outro.
Outra história é a de Louis, que afirma que Paty sofria de
um medo terrível e ainda ria, na cara dela. Até mesmo as gravações da exposição
podemos ver como Louis tem favoritos, lhes retira todas as oportunidades para
as meninas e as de fato boas, ficam para trás.
As meninas são lindas? Sim. Como têm conseguido permanecer
no mundo da dança, e no centro do palco? Não sei. Mas a minha pergunta para o
mundo da dança é: o que é abuso emocional pouco, ou nada, realista para se ter
sucesso?
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