quinta-feira, 12 de abril de 2018

Ensinar Dança com Competência



Como qualquer outra matéria, as aulas de dança são duas coisas diferentes. Por exemplo, você não esperaria que um astronauta saísse da lua um dia e levar um livro de texto para uma escola primária local para ensinar disciplinas de ciências de alto nível, né? Claro, pode haver uma apresentação divertida para as crianças, mas o que sabe a liderança de classe dos astronautas?

 A educação é uma qualificação diferente em si mesma e em muitas escolas. Tenho um duplo foco na dança e na educação secundária, o que significa que aprendo a dançar, enquanto aprendo a ensinar. Há muitas atividades em minha principal disciplina de dança, porque muitos estudantes de dança planejam se tornar professores algum dia. 


Há uma diferença entre uma classe de ballet onde me focou no aperfeiçoamento técnico e uma classe onde aprendo a ensinar aos outros o que aprendi na aula de balé.





Ensinar e Dançar Ballet - Diferenças



As diferenças entre o estudo da dança e o estudo da pedagogia da dança são visíveis na comparação dos programas de dança universitários. Alguns conservadores centram-se no ensino da dança, preparando os alunos para uma carreira no ensino da dança, enquanto outros se concentram exclusivamente nas apresentações de dança.

É possível ter uma carreira e tanto no espetáculo de dança, como em a educação pela dança. Alguns dançarinos profissionais ensinam durante o show, outros esperam até que se retiram. Tomemos, por exemplo, a Cia de Danças de Diadema. Tive a oportunidade de participar das aulas dos bailarinos da cia no trabalho com a comunidade local. 

A companhia desenvolveu este programa para ensinar tanto a principiantes como profissionais para bailarinos recreativos que simplesmente querem melhorar sua técnica e se divertir. 

Enquanto estava em Diadema, sabia que eles eram apaixonados em ensinar. Eles estavam muito centrados no estudante, em sua metodologia, deram ajustes efetivos e claros e centrou-se em como ajudar-nos a melhorar e divertirmo-nos. 

A Cia é agora premiada e é um excelente exemplo de bailarinos profissionais que utilizam a dança como uma vocação e não como um plano de emergência para ganhar um dinheiro extra, ou porque não há nada melhor do que fazer depois de se aposentar da dança profissional.


Professor e Não Profissional da Dança




No entanto, me dei conta de um problema com os dançarinos profissionais ou sonhadores, que se sentem atraídos pelo ensino da dança, especialmente no mundo do ballet.
Alguns dançarinos aprendem e treinam o mais duro possível, mas nunca profissionalmente, decidem que o ensino é uma boa alternativa. 

Outros dançarinos se vêem obrigados a retirar-se profissionalmente, seja pela idade, lesões ou aclimatação familiar, e acreditam que a dança é outra etapa de suas vidas. Mas há sucessos como a Cia de Danças de Diadema, ensinar dança não é algo que os dançarinos devem "dar as costas". 

O ensino da dança é tão importante como o ensino tradicional, porque o mundo da dança, não existiria sem os professores de dança. Se um dançarino profissional ou um dançarino que nunca tomou a decisão profissional de aprender a dançar, não pode fazê-lo simplesmente porque acredita na filosofia de que "Aquele que não pode ensinar". 

Em outras palavras, se você quer começar a sua carreira no ensino da dança, simplesmente porque sente que não tem outras opções, você pode fazer injustiça no ensino da dança.
Por isso, se você quer se tornar um educador, é preciso conhecer outras áreas e buscar uma boa formação pedagógica. 

Vejo isso nas aulas de minhas filhas na escola normal (não na escola de dança), o ballet que elas recebem lá é extremamente ineficiente e muitas coisas que as professoras ensinam estão erradas!

Por isso, muito cuidado com seus filhos, com você mesma e com quem você irá dedicar seu conhecimento. Uma boa formação pode fazer toda diferença entre realizar um sonho ou morrer na praia...

Até o próximo artigo, onde vou continuar com essa importante reflexão. Fiquem com um vídeo lindíssimo de alunas russas do método Vaganova




Obrigada!
Irina

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário