sexta-feira, 13 de abril de 2018

Formação em Dança Para Ensinar – Parte II


O primeiro problema para os dançarinos que "distraem" a lição é de sua potencial falta de treinamento. 

Por exemplo, se um dançarino profissional tem uma licenciatura em dança, pode ser que tenha estudado dança sozinho e que não tenha tido uma formação de professor. 

É possível que não possam ensinar todos os estilos de aprendizagem, gerir uma sala de aula, planejamento de uma aula, promover a capacitação em dança, prevenir lesões e outros elementos da metodologia da dança. 

Ao igual que em outras disciplinas, a dança não pode ser ensinada com a mesma eficácia, sem uma boa formação de professores. 

Há uma razão pela qual as escolas públicas (e muitas escolas particulares) não empregam professores que não têm uma licença ou não são qualificados como professores. 

Mas há dança em algumas escolas, a maioria das aulas de dança ocorrem em estudos privados, onde todo mundo pode ensinar. Sem este forte treinamento é possível que até mesmo o melhor dançarino referido não esteja preparado. 

No entanto, isso não significa que todos os bailarinos tenham que abrir mão das aulas de dança de seus sonhos. Muitos programas de formação de professores são oferecidos em universidades e faculdades. 

Como Ensinar de Forma Eficaz?

 
Recomendo que os futuros professores de dança adquiram os conhecimentos, habilidades e competências necessários para ensinar dança de forma eficaz, sem esquecer que a educação em dança é uma vocação separada para a dança profissional, e não apenas algo que se pode ou se deve fazer depois da dança profissional. 

E não esqueça que dançar não é a única opção! Há oportunidades de carreira na coreografia, crítica de dança, jornalismo e produção de dança. Siga as instruções de dança, se quiser, mas pratique primeiro!

Um problema ainda mais importante dos dançarinos que "distraem" a dança é a sua atitude. 

Se um dançarino profissional como Ela realmente tem uma paixão pelas demonstrações de dança e a formação, então este dançarino tem um enorme potencial para se tornar um professor de dança eficaz.

No entanto, se um dançarino só tem aulas porque sente que não há outras possibilidades, pode ter uma atitude negativa para com a lição. Mas este não é um exemplo real, tomemos o exemplo de Lumena ex-integrante do Balé da Cidade de SP

Lumena foi uma bailarina regular da companhia de balé, mas teve a oportunidade de aprender quando a sua carreira foi suspensa.
Lumena era uma terrível ensaiadora e professora de dança. Era cruel com seus bailarinos e ficava com inveja se podiam fazer coisas que ela não podia fazer fisicamente.

Os dançarinos profissionais devem estar convencidos de que a educação em dança é algo importante e valioso, e não algo a que se deva prestar atenção ou "distração". Se um dançarino usa o termo "distração" ou considera o ensino da dança como uma alternativa, não deve ensinar a dançar. 

A academia de dança pode ser uma ficção, mas está acontecendo no mundo real. O vi antes. Uma professora de dança deve estar entusiasmada com a sua carreira no ensino da dança, não amarga, porque a sua profissão acabou ou não existe, e se sente preso neste trabalho.

Não posso sobrevalorizar a importância da educação em dança. Se estão levando a cabo investigações e informações verdadeiras sobre como a educação em dança pode melhorar a vida de estudantes de todas as idades, etnias, gêneros, etc.



Ao mesmo tempo, o fato de que alguém não esteja vestido em uma carreira profissional de dança (como eu!) não significa que será um mau professor de dança. 

Para citar Valéria Mattos, tudo o que realmente é necessário é um coração, e o coração de um bom professor de dança acredita, antes de tudo, na formação de professores e as necessidades dos alunos.
A educação em dança não é algo que se possa esperar por acaso, mas é uma carreira digna, que requer tempo, compromisso e formação.

Concordam?

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