O primeiro problema para os dançarinos que
"distraem" a lição é de sua potencial falta de treinamento.
Por exemplo, se um dançarino profissional tem uma
licenciatura em dança, pode ser que tenha estudado dança sozinho e que não
tenha tido uma formação de professor.
É possível que não possam ensinar todos os estilos de
aprendizagem, gerir uma sala de aula, planejamento de uma aula, promover a
capacitação em dança, prevenir lesões e outros elementos da metodologia da
dança.
Ao igual que em outras disciplinas, a dança não pode ser
ensinada com a mesma eficácia, sem uma boa formação de professores.
Há uma razão pela qual as escolas públicas (e muitas escolas
particulares) não empregam professores que não têm uma licença ou não são
qualificados como professores.
Mas há dança em algumas escolas, a maioria das aulas de
dança ocorrem em estudos privados, onde todo mundo pode ensinar. Sem este forte
treinamento é possível que até mesmo o melhor dançarino referido não esteja
preparado.
No entanto, isso não significa que todos os bailarinos
tenham que abrir mão das aulas de dança de seus sonhos. Muitos programas de
formação de professores são oferecidos em universidades e faculdades.
Como Ensinar de Forma Eficaz?
Recomendo que os futuros professores de dança adquiram os
conhecimentos, habilidades e competências necessários para ensinar dança de
forma eficaz, sem esquecer que a educação em dança é uma vocação separada para
a dança profissional, e não apenas algo que se pode ou se deve fazer depois da
dança profissional.
E não esqueça que dançar não é a única opção! Há
oportunidades de carreira na coreografia, crítica de dança, jornalismo e
produção de dança. Siga as instruções de dança, se quiser, mas pratique
primeiro!
Um problema ainda mais importante dos dançarinos que
"distraem" a dança é a sua atitude.
Se um dançarino profissional como
Ela realmente tem uma paixão pelas demonstrações de dança e a formação, então
este dançarino tem um enorme potencial para se tornar um professor de dança
eficaz.
No entanto, se um dançarino só tem aulas porque sente que
não há outras possibilidades, pode ter uma atitude negativa para com a lição.
Mas este não é um exemplo real, tomemos o exemplo de Lumena ex-integrante
do Balé da Cidade de SP.
Lumena foi uma bailarina regular da companhia de balé, mas
teve a oportunidade de aprender quando a sua carreira foi suspensa.
Lumena era uma terrível ensaiadora e professora de dança.
Era cruel com seus bailarinos e ficava com inveja se podiam fazer coisas que
ela não podia fazer fisicamente.
Os dançarinos profissionais devem estar convencidos de que a
educação em dança é algo importante e valioso, e não algo a que se deva prestar
atenção ou "distração". Se um dançarino usa o termo
"distração" ou considera o ensino da dança como uma alternativa, não
deve ensinar a dançar.
A academia de dança pode ser uma ficção, mas está
acontecendo no mundo real. O vi antes. Uma professora de dança deve estar
entusiasmada com a sua carreira no ensino da dança, não amarga, porque a sua
profissão acabou ou não existe, e se sente preso neste trabalho.
Não posso sobrevalorizar a importância da educação em dança.
Se estão levando a cabo investigações e informações verdadeiras sobre como a
educação em dança pode melhorar a vida de estudantes de todas as idades,
etnias, gêneros, etc.
Ao mesmo tempo, o fato de que alguém não esteja vestido em
uma carreira profissional de dança (como eu!) não significa que será um mau
professor de dança.
Para citar Valéria Mattos, tudo o que realmente é necessário
é um coração, e o coração de um bom professor de dança acredita, antes de tudo,
na formação de professores e as necessidades dos alunos.
A educação em dança não é algo que se possa esperar por
acaso, mas é uma carreira digna, que requer tempo, compromisso e formação.
Concordam?
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